Saiba Tudo Sobre O NSP Núcleo De Segurança Do Paciente Do CDI PREMIUM

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) deve ser instituído nos serviços de saúde com o objetivo de apoiar a direção na implementação e gestão de ações de melhoria da qualidade e da segurança do paciente.

É importante lembrar que o funcionamento dos NSP nos serviços de saúde é compulsório e a sua não estruturação constitui-se em uma infração.

Periodicamente, são realizadas reuniões em que são evidenciadas as notificações, as oportunidades de melhoria nos processos e tratados os riscos que podem acometer o paciente dentro da instituição, além de instituir, treinar e monitorar os protocolos que fazem parte do Plano de Segurança do Paciente.

O Plano de Segurança do Paciente CDI PREMIUM estabelece estratégias e ações de gestão de risco, conforme as atividades desenvolvidas para:

O Núcleo de Segurança do Paciente do CDI PREMIUM é composto por uma equipe multidisciplinar, embasada em um conjunto de atitudes, valores, competências e comportamentos, para o cumprimento de seu principal objetivo, que é o foco na gestão de segurança do paciente e gerenciamento de riscos. O CDI PREMIUM trabalha com 5 metas internacionais de Segurança do Paciente para que boas práticas sejam realizadas por todos os profissionais da saúde. São elas:

Notificação de um Evento Adverso

Um evento adverso é um incidente, não desejável e inesperado, associado com os cuidados ou serviços prestados ao paciente.

As de notificações de eventos permitem a melhoria organizacional, gerando aprendizado e evitando recorrências, fortalecendo a cultura da segurança do paciente.

Acompanhante, Familiar ou Paciente

Pacientes, familiares e acompanhantes podem notificar ocorridos durante ou após o atendimento no CDI PREMIUM, através das seguintes plataformas:

Pulseira de identificação do Paciente

Todo paciente do CDI PREMIUM deverá ser identificado com uma pulseira, de cor branca, e dados predefinidos pelo NSP que garantem a identificação segura. São eles:

Você, nosso paciente, é quem mais pode contribuir com sua segurança no momento da realização do seu exame. Fique atento a todas as etapas, retire suas dúvidas, peça por orientações e notifique eventos! Você faz a diferença!