Prevenção: quando fazer um check-up cardiológico

CDI Goiânia - 62 3121-7272

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo e mesmo assim o check-up cardiológico não é valorizado. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que essas enfermidades matam cerca de 17,7 milhões de pessoas todos os anos.

No Brasil, não é diferente. Mais de 300 mil brasileiros morrem vítimas dessas doenças anualmente, no entanto poderiam ter evitado ou tratado muitas delas.

Tabagismo, colesterol alto, hipertensão, obesidade, estresse, uso excessivo de álcool, história familiar de infarto e diabetes são os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

E mais: algumas doenças cardiológicas não apresentam sintomas, como explica a médica cardiologista Cibele Gontijo Lopes, integrante da equipe CDI Medicina Diagnóstica. Segundo ela, os sinais de alerta podem surgir apenas nas fases críticas por exemplo.

Daí a importância da realização periódica do check-up cardiológico. “Ele auxilia na avaliação e controle dos fatores de risco e é realizado pelo cardiologista”, ressaltou a médica.

Por meio da avaliação da história clínica, exames laboratoriais, teste ergométrico ou de esforço e exames de imagem, o médico especialista pode orientar sobre a prevenção das doenças e prescrever o melhor tratamento para cada paciente.

“O cardiologista pode aprofundar a avaliação de acordo com cada paciente, solicitando exames, como ecocardiograma, doppler vascular, MAPA, Holter, cintilografia de perfusão miocárdica, angiotomografia das artérias coronárias e ressonância cardíaca”, acrescentou Dra. Cibele Gontijo Lopes.

Quando começar a fazer o check-up cardiológico anual ?

Indivíduos saudáveis devem iniciar o check-up cardiológico anual por volta dos 40 anos de idade, aproximadamente. No entanto, quando há histórico familiar de doença do coração, obesidade, hipertensão, colesterol alto, diabetes ou outro fator de risco, a primeira consulta deve ser adiantada.

“O coração é a peça-chave para a saúde e qualidade de vida e, considerando que as doenças cardíacas têm maior chance de cura quando detectadas precocemente, os principais motivos para o check-up cardiológico são:

– Detectar e controlar os fatores de risco;
– Diagnosticar precocemente e fazer o tratamento adequado;
– Não agravar as doenças pré-existentes;
– Entender os sinais de alerta em situações graves e adotar hábitos de vida saudáveis de maneira segura”, resumiu a cardiologista.

Para mais matérias como essa, acesse o Nosso Blog!

Convênios Atendidos

Direção: Dr. Luiz Rassi Júnior e Dra. Colandy Nunes Dourado

CNPJ: 11.333.333/0001-56

Desenvolvido por: CDI PREMIUM

× Fale Conosco